SUA VISITA ME ALEGRA... UM BEIJO E UM CARINHO DA OLGA... VOLTE SEMPRE !!!

HARPA DE DEZ CORDAS…

A Harpa de Dez Cordas

Segundo um conhecimento ancestral, o ser humano é uma harpa com dez cordas, cada uma delas representando um nível do corpo. E elas precisam estar em afinação não só para que o indivíduo alcance equilíbrio físico, mental e espiritual mas também para que duas pessoas experimentem a comunhão em seu estágio mais elevado: o sagrado. Essa teoria explica como alcançar a comunhão nas diversas linguagens do corpo.

Os antigos falavam de um corpo plural, referindo-se a ele como uma harpa com dez cordas. Nessa visão, cada corda representa um nível corporal. Para que haja harmonia, precisamos ajustar a tensão em cada corda. Se estiverem muito tensas, o som será demasiadamente agudo. Se estiverem frouxas, não haverá som. A relação que temos com nosso corpo determina a relação que estabelecemos com o corpo do outro. E cada um dos dez corpos interage de forma distinta com os corpos dos parceiros. Veja como cada uma das cordas da harpa traduz um aspecto do corpo humano.

1 – Corpo de Memória: é aquele moldado pelas características genéticas, herdadas não apenas dos pais e da família mas também de antepassados, e condicionadas às raízes raciais e culturais. Esse corpo é habitado por todas as memórias passadas de geração em geração. Algumas pessoas sentem falta desse corpo, pois desconhecem suas raízes. Para outras, essa memória é excessiva, uma herança pesada demais que carregam vida afora. Por isso, é fundamental avaliar como nos relacionamos com as memórias que nos habitam. Pois, quando encontra outro, nosso corpo se depara com a linhagem presente nele. E, por vezes, essas duas linhagens sentem dificuldade em se entender e se entrosar pelo excesso do peso do passado.

2 – Corpo do Apetite: somos feitos do que comemos. Nosso melhor médico é o que está no prato. Mas às vezes, nos falta o apetite – não apenas pelo alimento mas pela própria vida. Dessa falta de gosto é que surge o desgosto pelo mundo, pela matéria, trazendo como consequência algumas patologias, por exemplo, a anorexia e a bulimia. A comunhão entre as duas pessoas se estabelece igualmente por meio dos corpos de apetite, o compartilhar do alimento e do prazer em viver. Às vezes, nossos apetites não combinam, não temos os mesmos gostos, e isso é uma fonte de sofrimento. Mas, quando há um acordo entre nossos apetites pelo alimento e pela vida, se estabelecem os momentos sagrados de comunhão.

3 – Corpo do Desejo: esse nível guarda a mais pura essência do ser. Para a realização pessoal, temos que viver de forma coerente com nossos desejos, e não com os de nossos pais ou sociedade. A maior busca do ser humano é saber o que deseja realmente: todo o trabalho da psicanálise está em sintonizar o ser humano com sua essência mais verdadeira. Para que haja a verdadeira comunhão entre duas pessoas, os corpos de desejo têm que se harmonizar. Há que se ouvir o desejo do outro. Podemos alimentar um leão com as verduras mais frescas ou um coelho com deliciosas carnes, mas no fim ambos morrerão de fome. Podemos dar a outra pessoa o que é para nós o mais precioso, mas ela não recebe nada e morre de inanição. Porque seu desejo, sua verdadeira natureza, não tem a ver com o que damos a ela.

4 – Corpo de Pulsão: esse nível abarca a libido, vista não apenas como o instinto sexual mas como a energia ativa e criadora que move o ser humano. Alguns sentem falta dessa energia, enquanto outros a têm em excesso e se deixam levar por impulsos. O desafio é usar de forma positiva essa força instintiva, primordial, que habita cada um de nós. No relacionamento, precisamos estar sempre atentos a nosso corpo de pulsão e também ao do parceiro. Quando essas energias entram em acordo, há um encontro sagrado.

5 – Corpo Emocional: há um nível conformado pelas emoções. Elas dão cor à existência. E nosso corpo encontra em outro corpo também uma gama de emoções. É importante poder rir ou mesmo chorar juntos e experimentar a união em nível emocional. Às vezes, podemos ser muito inteligentes, porém incapazes de comunicar nossas emoções. Em uma empresa, família ou comunidade, às vezes são os corpos emocionais que não estão em acordo, comprometendo a troca e a expressão.

6 – Corpo do Pensamento: memórias de todas as nossas vivências e experiências habitam o corpo e essa carga, quando excessiva, impede a expressão mais espontânea e transparente do ser. Muitas vezes, nosso corpo fica extremamente pesado sob todas as falas e pensamentos não expressos. É preciso prestar atenção e saber até que ponto o que fica por dizer pode atrapalhar a comunhão entre dois seres. E também não há por que temer manifestar as diferenças de opinião. Pensamos de maneira diferente para que possamos crescer.

7 – Corpo do Coração: às vezes, a principal dificuldade nos relacionamentos reside na dificuldade de expressão no nível desse corpo. A pessoa gostaria de amar, mas sente como se essa energia, essa presença, a tivesse abandonado. E isso pode ser a causa de um imenso sofrimento. Então, enxerga o mundo, aos outros ou a si mesma de um modo seco, frio, sem coração. Abrir o coração ao outro é uma forma de suprema entrega. E essa experiência pode até mesmo transcender o encontro entre dois seres. São Francisco de Assis expressou em seu corpo de coração a compaixão por toda a humanidade.

8 – Corpo dos Sonhos: é aquele que nos visita a cada noite. É importante conhecer nossos sonhos, pois eles revelam em nós a presença de arquétipos, as imagens do inconsciente comuns a toda a humanidade. Por isso, devemos nos perguntar quais são essas grandes imagens que moram dentro de nós, pois elas podem dirigir e iluminar nossa vida. Novamente, trata-se de trazer harmonia para essa corda da harpa. Quando meu corpo encontra outro corpo, fundem-se esses universos de imagens. É importante conhecer que sonhos habitam o outro, que arquétipos o animam, para que haja o encontro sagrado.

9 – Corpo de Louvor: nesse espaço dentro de nós, celebramos a alegria em seu nível mais profundo, que é a simples satisfação por estar vivo. Quaisquer que sejam as dores que possamos estar experimentando, há de existir essa fagulha que nos anima. Quando encontramos outro corpo, é importante poder comungar nessa celebração da vida. Que pode ser compartilhar uma boa refeição ou talvez rezar juntos, aproximados nesse corpo de louvor.

10 – Corpo de Silêncio: em cada um de nós, há um campo feito de puro silêncio que é às vezes justamente algo que nos falta. Somos preenchidos por ruídos, pensamentos, memórias, emoções. Não se pode esquecer da presença do ser silencioso que habita nosso corpo. E há algo de muito belo quando nosso corpo encontra o corpo de silêncio do outro. Simplesmente estar calado ao lado de alguém. Não se trata do silêncio negativo, quando faltam as palavras ou há algo que não é dito. Mas o silêncio que representa um abraço de união, compartilhamento, paz.

(Jean-Yves Leloup).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...